ANIMAÇÃO
A animação é algo realmente impressionante, onde todos os elementos 2D e 3D dançam numa união de encher os olhos. Não é à toa que Steamboy foi paralisado e levou 10 anos para ser concluído, devido a problemas financeiros, sendo um dos animes mais caros produzidos até então (custou a bagatela de US$ 22 milhões), tamanha a riqueza de detalhes da sua ambientalização - a Inglaterra vitoriana do século 19, onde a revolução industrial estava à tona, onde se mostra claramente o regime quase escravo entre patrões e trabalhadores, onde as máquinas eram o bem mais importante da época - e onde Steamboy se aprofunda. As invenções e máquinas malucas, bem como as batalhas com armas retrô, são um espetáculo à parte.
ROTEIRO
Ray Steam é um garoto gênio, vindo de uma família de gênios - seu avô e seu pai também são cientistas renomados - que recebe de seu avô um estranho pacote, contendo uma bola de metal chamada de Steam Ball (Bola de Vapor). Mas é claro que, em seu encalço existe uma organização conhecida como Fundação O'Hara que também tem interesse na tal Steam Ball.
Mas o que essa Steam Ball é, o que ela faz, para que serve ??? Tudo isso é respondido em pouco tempo, tirando a graça de todo mistério que nos deixa grudado na tela. Infelizmente, Otomo abusou de muitos clichês, diálogos insossos, personagens irritantes - a pior é sem dúvida Scarlet, a neta "patricinha elevada a mil" do dono da Fundação O'Hara. Os relacionamentos contidos em SteamBoy também são confusos, como a complicada relação entre o avô e o pai de Ray Steam e o pseudo clima de romance entre a chatinha Scarlet e Ray.
|